Regulamento

 

 

 

REGULAMENTO GERAL DO CAMPEONATO E-BRASILEIRÃO 2017
Versão Final – 21/11/2017

e-Brasileirão 2017

Organização: Confederação Brasileira de Futebol

 

 

 

DA COMPETIÇÃO

 

  1. O e-Brasileirão é o Campeonato Brasileiro de Futebol Virtual (“Campeonato” ou “Competição”), disputado através do game Pro Evolution Soccer 2017 (PES 2017), com a participação dos torcedores que representarão os 20 clubes do Campeonato Brasileiro Série A de 2017. O Campeonato será realizado em 3 (três) etapas:
  • Etapa 1: Seletiva Online Aberta e Sócio Torcedor
  • Etapa 2: Classificatória Presencial
  • Etapa 3: Grande Final Presencial

 

  1. Descrição Geral da Competição:
  2. Jogo: PES 2017 ou PES 2018* (Na Etapa 2 e 3 será utilizado o PES 2018)
  3. Plataforma: Playstation 4 (“PS4”)
  4. Estilo de Jogo: Mata – Mata (“MD1”)**
  5. Jogadores por Partida: 2 (sistema um contra um)
  6. Taxa de Inscrição: Isenta
*Para os Competidores dos Clubes Atlético Goianiense, Avaí, Bahia e Vasco, o Jogo utilizado será o Pro Evolution Soccer 2018 (“PES 2018”).
** Na Etapa 3 será o usado o formato de Grupos e os Competidores classificados na fase de Grupos irão se enfrentar no sistema mata – mata (“MD2”)

 

 

DAS ETAPAS DA COMPETIÇÃO

 

Etapa 1: Classificatória Online

A inscrição será livre aos Competidores que preencherem os requisitos mínimos descritos no Regulamento da Competição e no website http://e-brasileirao.com/.

Etapa 2: Classificatória Presencial

8 (oito) Competidores estarão classificados para esta etapa, sendo 1 (um) o representante do e-Brasileirão 2016 e 7 (sete) melhores colocados de cada classificatória realizada na Etapa 1, avançançando para as finais individuais que formarão a Etapa 2.

Etapa 3: Grande Final Presencial

O campeão de cada classificatória presencial realizada na Etapa 2 será convidado para a Etapa 3, totalizando 20 (vinte) Competidores que disputarão a Grande Final em evento presencial.

 

 

 

CONDIÇÕES GERAIS DA COMPETIÇÃO

 

Definições

 

  1. Lobby: Sala privada criada dentro do Jogo para que os Competidores disputem a Partida.
  2. Host: Competidor que será considerado o mandante da Partida.
  3. Bugs: Erro no funcionamento comum de um software (falha na lógica de um programa/programação). Podem ser causados pelo um Competidor ou serem próprios do Jogo.
  4. Glitching: Abuso de mecânica do jogo.
  5. Lag: Atraso na conexão de Internet.
  6. Flooding: Ataque de DDoS
  7. Staff: Equipe de suporte da organização da Competição.
  8. Gamertag: Conta do Usuário da PSN.

 

Regras Gerais da Competição

 

  1. A participação no Campeonato é voluntária e poderá o Competidor desistir a qualquer tempo de sua participação, devendo comunicar a sua desistência aos membros e equipe de suporte da organização do e-Brasileirão (“Staff”).
  2. As questões não previstas neste Regulamento ou quaisquer dúvidas que possam surgir serão julgadas por uma comissão composta por representantes da CBF, cujas decisões são soberanas e irrecorríveis.
  3. A participação neste Campeonato implica na aceitação total de todos os itens deste Regulamento, sem nenhuma reserva, que poderá ser alterado pelos seus organizadores tantas vezes quanto necessário, garantida a sua divulgação de forma eficaz, a critério, também, dos organizadores.
  4. Os casos omissos não previstos neste Regulamento serão analisados e decididos pelos organizadores do Campeonato, cujas decisões são irrecorríveis.
  5. Este Campeonato é exclusivamente recreativo e cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, ou operação assemelhada, nem vinculação destes ou dos vencedores à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, promovida pela empresa de acordo com o artigo 30 da Lei nº. 5.768/71 e Decreto nº. 70.951/72, sendo voluntária a participação dos interessados.
  6. A CBF poderá suspender ou interromper definitivamente este Campeonato a qualquer tempo, a seu exclusivo critério, sem que sejam devidos aos competidores, ainda não eleitos vencedores, quaisquer premiações, bonificações ou compensações.
  7. A organização da Competição não será responsável pelos custos de deslocamento e hospedagem dos Competidores até o local de realização das Etapas. Será de exclusiva responsabilidade do Competidor o seu comparecimento, bem como os custos inerentes a este, às Etapas da Competição.
  8. Todos os problemas com a Partida deverão ser comunicados ao Staff da Competição antes de seu início ou durante a sua realização.
  9. As regras previstas no tópico “Condições Gerais da Competição” se aplicam a todas as etapas da Competição.
  10. O Clube selecionado durante o cadastro pelo Competidor deverá obrigatoriamente ser o mesmo durante todas as partidas no Campeonato, sem possibilidade de troca de agremiação. Caso o Competidor altere o Clube escolhido, ele será automaticamente desclassificado da Competição.
10.1. Caso o representante do Clube da edição 2016 da Competição opte pela troca de Clube, ele perderá o privilégio da vaga direta na Etapa 2 da Competição.
10.2. Se o Competidor vencedor da Etapa 2 da edição 2016 da Competição tiver abdicado do seu direito de disputar a fase final com todos os Clubes, ele perderá automaticamente o direito de reivindicar a sua vaga direta na Etapa 2 da Competição.
  1. Todas as decisões a respeito da interpretação das regras, elegibilidade de Competidores, cronograma da Competição e penalidades por mau comportamento dependem apenas das decisões da organização, que são finais. Em respeito a essas regras, não podem ser objeto de recurso e não darão origem a qualquer reclamação por danos monetários ou qualquer outra medida legal.
  2. Aplica-se a este Campeonato, incluindo, mas sem limitar a sua divulgação, as participações e premiações, a legislação brasileira e fica eleito o foro central da capital do estado do Rio de Janeiro para dirimir quaisquer controvérsias oriundas desta.

 

Da Elegibilidade e da Inscrição no Campeonato

 

  1. A idade mínima para participar da Competição será de 16 (dezesseis) anos.
1.1. Os Competidores menores de 18 (dezoito) anos que se classificarem para as Etapas Presenciais da Competição (Etapa 2 e Etapa 3) deverão possuir autorização assinada por responsável enviada até 10 (dez) dias antes do dia do Evento. Caso contrário, sua vaga será transferida para o segundo colocado de sua chave e assim progressivamente até que seja encontrado Competidor apto a jogar.
  1. Todos os Competidores devem ser residentes no Brasil.
  2. Todos os Competidores devem possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) solicitado no momento da inscrição.
  3. Será aceito apenas um cadastro por pessoa, sendo uma Conta de Usuário da Playstation Network (”PSN”) (“Gamertag”) e um Clube por Competidor.
4.1. Caso o Competidor se inscreva na seletiva por mais de um Clube, a inscrição só valerá para o primeiro Clube para o qual foi feito o cadastro. Se o Competidor jogar por mais de uma seletiva, será desclassificado de ambas.
  1. Os Competidores deverão utilizar o seu próprio nome de usuário único para competir. O nome de usuário registrado na plataforma e no website deverá conter o nome completo, CPF, RG, data de nascimento, telefone e e-mail do usuário. Caso o usuário reporte dados falsos, o mesmo será automaticamente desclassificado da Competição. Obrigatoriamente, os usuários deverão possuir a Conta de Usuário da PSN.
  2. Funcionários da CBF, da NPN Gaming, da empresa desenvolvedora do Jogo, dos patrocinadores da Competição e suas agências de publicidade, bem como membros da família destes funcionários até 1º (primeiro) grau, não poderão participar de qualquer Etapa da Competição.
  3. Qualquer pessoa que se encontre atualmente banida de qualquer torneio/competição de e-sports e/ou que tenha sido punido por má conduta nos mesmos, não poderá participar da Competição até a sanção ter expirado.
  4. Qualquer pessoa que utilize conta secundária na plataforma de jogo para evitar o cumprimento de sua sanção na sua conta principal, será automaticamente desclassificada da Competição.
  5. O Staff da Competição irá administrar as verificações de IP a fim de garantir que nenhum Competidor esteja utilizando conta recuperada e/ou conta pertencente à outra pessoa. Qualquer Competidor que for encontrado descumprindo esta regra será automaticamente suspenso do website e da Competição. Após a conclusão da Partida, não ocorrerão verificações de IP.
9.1. Também, não será permitido que nenhuma outra pessoa utilize a Gamertag do Competidor. Essa infração resultará na desclassificação do Competidor.
9.2. Os Competidores não poderão compartilhar os dados de suas Gamertag (senha, e-mail), nem de seu cadastro na Competição (Gamertag, senha,e-mail, nome de usuário) com qualquer outra pessoa. No caso de conta roubada, o criador da conta será responsável por quaisquer danos.
  1. É de inteira responsabilidade dos Competidores o preenchimento de todos os requisitos necessários para participar do Campeonato, bem como é de sua inteira responsabilidade possuir os Equipamentos descritos no Regulamento Específico de cada Etapa.
  2. No local de realização das Etapas Presenciais da Competição serão fornecidos aos Competidores os equipamentos necessários para a realização das Partidas. Caso o Competidor deseje utilizar seu próprio equipamento (controle), a organização deverá ser comunicada no momento em que o Competidor realizar o check-in no local de Competição, com pelo menos 1h30 (uma hora e meia) de antecedência ao horário de início da Partida.
  3. As inscrições deverão ser realizadas pelo website http://e-brasileirao.com/, que irá redirecionar para a plataforma https://battlefy.com/npn-gaming, contendo todas as informações necessárias para a inscrição no Campeonato.
  4. Ao realizar a inscrição em nosso Campeonato, todos os Competidores e responsáveis, quando aplicável, autorizam automaticamente, de forma inteiramente gratuita, a título universal, em caráter total, definitivo, irrevogável e irretratável e livre de qualquer ônus ou encargo a utilização de seu nome, imagem, voz, fotos, arquivos e/ou qualquer outro tipo de mídia relacionada à Competição sendo elas digitais ou não (“Mídias”). A CBF poderá, a seu exclusivo critério, por si ou por terceiros por ela autorizados, utilizar as Mídias livremente, transmiti-las via televisão de qualquer espécie (televisão aberta ou televisão por assinatura, através de todas as formas de transporte de sinal existentes, exemplificativamente UHF, VHF, cabo, MMDS e satélite), disseminá-la através da Internet e/ou telefonia, fixa ou móvel, bem como dar às Mídias outras utilizações nos termos da presente autorização, como comunicação através de cartazes, vinhetas, peças promocionais, websites, redes sociais, meios de comunicação, dentre outros, sem limitação de tempo ou de número de vezes, no Brasil e/ou no exterior.

 

Das Penalidades e Conduta dos Competidores

 

  1. Qualquer ato de discriminação, provável por qualquer meio, sendo ele político, econômico, racial, religioso, dentre outros, será punido com a desclassificação do infrator.
  2. A comunicação entre os Competidores deverá ser somente para marcar suas partidas. Discussões e xingamentos referentes às partidas poderão ser punidos com avisos ou desclassificação, assim como provocações e/ou outras formas de ofender seu oponente.
  3. As ações a seguir serão consideradas atitudes desonestas e poderão sofrer penalidades (incluindo a eliminação e suspensão da Competição) a critério dos oficiais e do Staff do Campeonato:
3.1. Conspiração – qualquer tipo de acordo entre dois (2) ou mais Competidores que tem como finalidade prejudicar outro Competidor.
3.2. Jogo leve – acordo entre 2 (dois) ou mais Competidores para não pontuar, impedir, ou de qualquer maneira jogar de forma razoavelmente diferente de um modo competitivo.
3.3. Pré-acordo para divisão de premiação e/ou qualquer outra forma de compensação.
3.4. Perder propositalmente uma Partida por compensação (qualquer tipo), ou por qualquer outra razão tentar induzir um Competidor a fazer o mesmo.
3.5. Integridade Competitiva – Espera-se que os Competidores joguem o seu melhor em todos os momentos durante o Campeonato, e evitem qualquer comportamento incompatível com os princípios do espírito esportivo e fair play.
 3.6. Hacking – é definido por qualquer alteração ou modificação feita no Jogo pelo Competidor, equipe, ou qualquer pessoa que tenha agido em nome de um Competidor ou equipe.
3.7. Exploração – uso de um bug para buscar vantagem durante um jogo. Explorações incluem, mas não se limitam a atos, tais como: provocar falhas que possibilitem gols irregulares, que induzam o oponente a se desconectar, ou qualquer falha que prejudique o andamento da Partida.
3.7.1. Qualquer bug detectado pelo Competidor deverá ser imediatamente comunicado ao Staff da Competição, que irá avaliar a situação, com a demonstração de prova válida sobre a sua ocorrência.
  1. Qualquer forma de trapaça, glitching, abuso na mecânica do jogo, comportamento antidesportivo, poderá ser punido pelo Staff e, inclusive, acarretar na desclassificação do Competidor.
4.1. O IP Flooding (Ataque de DDoS) de um Competidor Adversário irá resultar na desqualificação imediata do Competidor responsável.
  1. É proibido qualquer tipo de comportamento abusivo (assédio e ameaças), uso de linguagem ofensiva, briga ou qualquer ação de ameaça, dirigida a qualquer outro Competidor, espectador, Staff, imprensa e/ou qualquer outra pessoa. O Competidor que infringir quaisquer destas regras poderá ser desclassificado da Competição.
  2. Qualquer ação que interfira no andamento do Jogo, como quebrar uma estação de Jogo, interferir na energia, utilizar-se demasiadamente do ato de pausar a Partida, resultará na desclassificação do Campeonato.
  3. Qualquer tipo de desentendimento entre os Competidores durante o Campeonato, seja por meio de agressão verbal e/ou física, comentários racistas e/ou provocações, acarretará na desclassificação do Competidor da Competição.
  4. Caso o Competidor danifique algum equipamento fornecido pela organização da competição, o mesmo será responsável pela compensação dos danos cometidos.
  5. Os comportamentos descritos nos itens acima poderão ter como punição o banimento por até 2 (dois) anos do Competidor dependendo da gravidade de seus atos.

 

Do Suporte

  1. Caso tenha dúvidas sobre as regras, acesse nossa área de Suporte no site http://e-brasileirao.com/.
  2. Nenhuma dúvida será respondida fora do ambiente do website http://e-brasileirao.com/.
  3. A organização da Competição não se responsabiliza por informações veiculadas fora de nosso website ou sistema de Campeonato, incluindo Páginas de Facebook, Grupos, pessoas não relacionadas ao Staff OFICIAL, Websites que não sejam a CBF e etc. Entende-se como informações oficiais sobre o Campeonato apenas o Website: http://e-brasileirao.com/, e-mails com o domínio @cbf.com.br e pessoas listadas como organizadoras nas plataformas do Campeonato e de suporte.
  4. O Suporte da Competição poderá ser solicitado através da página de suporte da organização da Competição ou pelo bate-papo da página da Competição.
4.1. A aba de Suporte da Competição deverá ser utilizada quando ocorrerem problemas com a inscrição e questões gerais da Competição.
4.2. Para qualquer problema que ocorra durante a Partida, o Competidor deverá entrar em contato com o Suporte via e-mail.
  1. Todas as acusações de fraude ou violação de qualquer uma das regras estabelecidas deverão ser encaminhadas para a organização que será responsável por aplicar eventuais sanções. A obrigação do envio de provas é única e exclusiva do Competidor lesado.
  2. O Suporte e a organização da Competição terão palavra final sobre todas as questões relacionadas à Competição. O Competidor que não concorde com esta decisão poderá enviar e-mail incluindo qualquer informação pertinente sobre o caso para que a situação seja novamente analisada.
  3. Caso o Competidor deixe de cumprir com as instruções e/ou pedido do Suporte poderá ser eliminado da Competição.

 

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA ETAPA 1 – SELETIVA ONLINE

Formato

  1. Serão 39 (trinta e nove) torneios classificatórios disputados na plataforma PS4 nesta Etapa 1, sendo 20 (vinte) seletivas abertas para o público geral e 19 seletivas exclusivas para os Sócios Torcedores dos Clubes.
            1.1. Cada torneio representará um clube do Campeonato Brasileiro de Futebol Série A 2017 (”Clubes”).
  1. Os torneios desta Etapa Classificatória serão realizados de modo online e o formato se dará pela regra de eliminação simples (MD1 – Melhor de 1). Assim, se o Competidor perder a Partida, ele estará eliminado da Competição.
  2. Os 7(sete) melhores colocados da Etapa 1 (de cada torneio) avançam para a Classificatória Presencial (Etapa 2) que será realizada nos estádios dos respectivos Clubes.
3.1. Para os clubes Atlético – GO, Avaí, Bahia, Vasco (Clubes participantes do Campeonato Brasileiro Série B no ano de 2016 e, portanto, sem representante no e-Brasileirão 2016) e Santos (Campeão do e-Brasileirão 2016), os 8 (oito) melhores colocados da Etapa 1 (de cada torneio) irão avançar para a Classificatória Presencial (Etapa 2), que será realizada nos estádios dos respectivos Clubes.4. A seletiva de Sócio – Torcedor será exclusiva para os sócios torcedores de cada Clube. Caso o Competidor não tenha número válido de Sócio Torcedor ou não estiver em dia com o pagamento, sua inscrição nesta classificatória será cancelada.

 

Inscrições Etapa 

  1. O período de inscrições ocorrerá de acordo com o calendário disponibilizado no website http://e-brasileirao.com/index.php/datas-seletivas/. Para cada Clube haverá um prazo de inscrição diferente.
  2. A inscrição deverá ser realizada no website http://e-brasileirao.com.
  3. O Campeonato não possui taxa de participação, sendo totalmente gratuito.

Configurações da Partida e de Host

  1. Configurações:
Tipo de Jogo: Lobby de Amistosos
Duração de Partida: 10 Minutos (5 minutos por tempo)
Equipe: O Competidor deverá obrigatoriamente utilizar o Clube que selecionou para representar durante o cadastro por todo o Campeonato.
Prorrogação: Desligado
Pênaltis (PN): Desligado
Substituições: 3
Clima: Random
Emoção do Jogador: Ligado
Condições dos Jogadores: Aleatório
Lesões: Ligado
Tipo de Elenco: Online
Controles: Qualquer
Velocidade do Jogo: Normal
Formação Customizada: Permitido

 

  1. Critério de Desempate: No caso de empate na Partida será realizada uma nova Partida com duração máxima de 5 (cinco) minutos e as mesmas configurações utilizadas na anterior. Contudo, nesta nova Partida, a opção de Pênaltis deverá estar ligada.
  2. Qualquer configuração não listada neste tópico não deve ser alterada dentro do Lobby.
  3. O Host será o responsável pela criação do Lobby com as configurações corretas. Se o Host começar a Partida com as configurações incorretas, o mesmo poderá ser punido pela organização da Competição.
  4. O Competidor que estiver na Chave Superior deverá ser o Host da Partida.
  5. Durante a disputa de 3º Lugar e da Final, o Competidor que estiver na Chave Superior será considerado o Host da Partida.
  6. Ambos os Competidores devem concordar que o Host tenha uma conexão de internet razoável (boa para ambos os Competidores antes do início de uma Partida). Se os Competidores não entrarem em acordo coma relação à atuação do Host, deverão solicitar ao Suporte da Competição para decidir quem será o Host da Partida. Se o Suporte não estiver disponível, o melhor Host deve ser usado.
7.1. É altamente recomendado pela organização que um teste de Lag seja realizado antes do inicio de cada Partida. Se um teste de Lag não for realizado, será entendido que os Competidores concordam que o Host poderá ser o Competidor previamente definido.
  1. O Competidor Host será considerado perdedor da Partida caso a Configuração da Partida esteja incorreta.

 

Equipamento para Participação

 

  1. Jogo PES 2017 ou PES 2018*
* Para os Competidores dos Clubes Atlético Goianiense, Avaí, Bahia e Vasco o Jogo utilizado será o PES 2018. Para os demais Clubes o Jogo utilizado será o PES 2017.
  1. Console Playstation 4
  2. Será necessária conexão com internet e acesso a plataforma PSN para a realização das Partidas no modo online.
  3. Será necessário acesso ao website http://e-brasileirao.com/ para acompanhar as tabelas e reportar resultados à organização da Competição.
  4. Será necessário câmera ou sistema de captura de tela para enviar foto de seu resultado final para que a vitória seja validada.
  5. Cada Competidor é totalmente responsável por ter o Equipamento em boas condições de uso nos horários das partidas, bem como conexão estável com a internet.

 

Gameplay

 

  1. Para a realização de todas as Partidas nesta Etapa 1, o Competidor deverá adicionar o seu Competidor Adversário como amigo na plataforma do PS4, de acordo com a Conta de Usuário da PSN informada no cadastro.
  2. Caso a Conta de Usuário da PSN não seja encontrada, o Competidor deverá entrar imediatamente em contato com o Staff e Suporte da Competição, enviando foto que comprove que a Conta de Usuário da PSN do Competidor Adversário é inválida.
  3. Após adicionar o Competidor Adversário, o Competidor deverá convidá-lo para o Lobby de Amistosos no Jogo, respeitando as Configurações de Partida.
  4. Caso  a conta da PSN cadastrada no Battlefy.com não seja a mesma sendo usada para disputar o torneio, o jogador com a conta incompatível será desclassificado da competição.
           3.1. Treinadores e gerentes dos Competidores não serão permitidos no Lobby.
  1. Ao final da Partida, os Competidores devem obrigatoriamente reportar o resultado final da mesma ao site da Competição, juntamente com foto que comprove o resultado (print screen da tela do resultado final da Partida e/ou da tela do Lobby de Amistosos ao final da Partida).
  2. As Partidas não poderão ser reprogramadas, exceto a Partida Final. A reprogramação de uma Partida Final ficará a critério da organização da Competição.
  3. Aquecimentos ou treinos não serão permitidos uma vez que o Competidor inicie sua participação na Competição. Se a Partida for jogada antes da hora programada, não será considerado como aquecimento e contará como Partida oficial.
  4. A comunicação entre os Competidores será permitida para esta Etapa 1 (por Skype, TeamSpeak, Party Chat, Discord ou qualquer outro meio de comunicação).
  5. Qualquer Competidor poderá desistir da Partida se a condição de Clima for chovendo ou nevando e nos casos em que qualquer outra Configuração da Partida estiver incorreta (tempo, pênaltis ligados/desligados, prorrogação ligada/desligada, dentre outras). A desistência deverá ocorrer antes do início da Partida. Se ambos os Competidores prosseguirem com a Partida, estará implícito que ambos os Competidores concordaram em jogar na condição de tempo e configurações definidas.
  6. Se uma Partida não for jogada ou nenhum dos Competidores apresentarem mensagem via Suporte juntamente com prova (foto ou vídeo) ou e-mail solicitando a vitória, o resultado será definido pela organização.
  7. Caso o Competidor resolva abandonar a Partida que esteja em andamento, automaticamente estará declarando sua desistência da mesma, sendo desclassificado da Chave.

 

Chave

 

  1. Essa Etapa estará limitada a 4.096 (quatro mil e noventa e seis) Competidores no total (por Clube). Se mais de 4096 (quatro mil e noventa e seis) participantes fizerem o Check In, a prioridade será dada aos primeiros 4096 (quatro mil e noventa e seis) participantes inscritos e que realizaram o Check In.
1.1 A Seletiva Aberta Online está limitada a 3072 (três mil e setenta e dois) Competidores, dando a         prioridade aos primeiros inscritos como citado no item 1 acima.
1.2 A Seletiva Sócio Torcedor Online está limitada a 1024 (mil e vinte e quatro) Competidores, dando a prioridade aos primeiros inscritos como disposto no item 1 acima.
  1. Todas as Partidas e Chaves terão horário de início padrão único (horário de Brasília), que irá depender da hora estipulada pela organização. As Partidas deverão ser iniciadas em seu tempo de início padrão. As Partidas não poderão ser adiadas por qualquer motivo.
  2. Os Competidores e suas Chaves serão sorteados de acordo com a hora e data de sua inscrição (ex.: o primeiro inscrito será o primeiro na tabela da primeira chave e assim por diante).
  3. Na Seletiva Aberta Online, os Competidores serão separados por 3 (três) Chaves, sendo as duas primeiras compostas por 1024 (mil e vinte e quatro) Competidores cada (os primeiros a se inscreverem na Competição) e a terceira Chave será composta pelos Competidores Inscritos restantes, com o máximo de 1024 (mil e vinte e quatro) Competidores.
4.1. Na Seletiva Sócio Torcedor Online, os Competidores serão separados por 2 (duas) Chaves, sendo as duas primeiras compostas por 512 (quinhentos e doze) Competidores cada (os primeiros a se inscreverem na Competição).
  1. O número de Chaves e Competidores integrantes poderá ser alterado de acordo com o número de Competidores inscritos e check-ins efetuados.

 

Datas e Horários

 

  1. Após a inscrição, o Competidor irá receber o e-mail de confirmação com as datas e horários da realização da sua Partida.
  2. Todas as Partidas desta Etapa 1 da Competição devem ser jogadas no horário determinado na página de Partida de cada time, respeitando as informações fornecidas pela organização da Competição. Horários aproximados de início e término estarão listados no Guia de Informação desta Competição.
  3. Partidas realizadas em horários diferentes do comunicado não serão válidas, exceto com autorização expressa da organização.
  4. Em caso de ambos os Competidores concordarem em adiantar a partida de sua rodada, a organização deverá ser comunicada para que seja aprovada a solicitação.
  5. Todos os Competidores terão acesso aos horários e tabelas das partidas, portanto é de total responsabilidade de cada Competidor acessar tais dados para não se atrasar ou perder seus jogos. A equipe organizadora enviará e-mails e notificações como forma de lembrete, portanto tenha certeza de ter preenchido corretamente o campo de e-mail.

 

Tolerância de Atrasos

  1. Todos os Competidores terão período de tolerância de 10 (dez) minutos para comparecer ao Lobby e disputar a Partida. Se um Competidor não comparecer até o final deste período de tolerância, um membro do Suporte deverá ser informado sobre a ausência. Poderá ser dado um tempo extra de até 10 (dez) minutos ou a vitória por W.O. para o Competidor presente.
1.1. O WO (Without Opponent) é a atribuição de uma vitória dada a determinado Competidor quando o Competidor Adversário estiver impossibilitado de competir ou quando não existirem adversários.
1.2. Os Competidores terão 5 (cinco) minutos entre cada Partida. Se algum dos Competidores ultrapassar este tempo, o Suporte deverá ser comunicado desta situação para que possa tomar as providências necessárias.
2. Caso ambos os Competidores não apareçam, o Competidor locado na chave superior será o vencedor da Partida. Poderá, também, a organização decidir quem será o Competidor classificado para o próximo round.
  1. A condição de WO poderá ser aplicada em qualquer situação em que um dos Competidores prove a ausência de comunicação de seu oponente, portanto, é importante que sejam guardadas provas sobre o ocorrido. Em caso de falta de provas, a decisão pela punição ou realização da partida deve ser decidida pela organização.

 

Check-In

 

  1. O Check In é essencial para a organização da Competição e melhor experiência do Competidor, diminuindo o número de W.O. e atrasos.
  2. O Check In deverá ser efetuado 60 (sessenta) minutos antes do horário da Partida Inicial. Caso não seja efetuado, o Competidor será automaticamente eliminado.
2.1. O check-in da Partida deve ser efetuado para cada novo confronto Quando um dos Competidores clicar no check-in de Partida, o tempo de 10 (dez) minutos começará a contar e, caso o oponente não o faça, o Competidor que clicou no check-in será automaticamente o vencedor da partida.
  1. Em caso de queda de conexão ou mau funcionamento da plataforma, os Competidores deverão comunicar o Suporte/Staff via Discord para que o problema possa ser resolvido. A organização da Competição terá o direito de não aceitar qualquer tipod de reclamação sem provas concretas do erro de conexão.

 

Desconexões

 

  1. Considera-se uma desconexão o ato intencional ou não intencional de se desconectar da partida por motivo de problemas técnicos ou estruturais. São eles:
a. Queda de energia
b. Queda de internet
c. Mau funcionamento do console ou controle
d. Problemas com a TV
2. Se um Competidor ficar fora durante os 30 (trinta) segundos iniciais e/ou antes do primeiro gol, a Partida deverá ser encerrada ou reiniciada.
3. Se um Competidor ficar fora após os 30 (trinta) segundos iniciais (5 minutos dentro do primeiro tempo da Partida) e/ou após o primeiro gol por motivos de conexão ou problemas técnicos, a Partida deverá ser reiniciada e o tempo restante jogado. As pontuações serão somadas no final. Se o problema técnico ultrapassar os 35 (trinta e cinco) minutos do segundo tempo, a Partida será encerrada, com o placar definido.
  1. Em caso de desconexão voluntária (intencional) durante a Partida, o Competidor que se desconectou será desclassificado.

 

Do Resultado Final da Etapa 1

 

  1. Os 8 (oito) melhores Competidores de cada etapa da Seletiva Online (Etapa 1) avançam para a Classificatória Presencial (Etapa 2) da seguinte maneira:
I. Seletiva Aberta – Todos os Clubes (Exceto Atlético – GO, Avaí, Bahia e Vasco) (3072):
 
  • 1º Lugar da Chave 1 (1024): Vaga para a Etapa 2 do Campeonato
  • 1º Lugar da Chave 2 (1024): Vaga para a Etapa 2 do Campeonato
1º Lugar da Chave 3 (1024): Vaga para a Etapa 2 do Campeonato

 

 

II. Seletiva Sócio Torcedor – Todos os Clubes (Exceto Atlético – GO) (1024):
  • 1º e 2º Lugar da Chave 1 (512): Vaga para a Etapa 2 do Campeonato
  • 1º e 2º Lugar da Chave 2 (512): Vaga para a Etapa 2 do Campeonato
* Os 7 (sete) Competidores vencedores se juntarão na Etapa 2 ao representante do Clube da edição de 2016 da Competição.
** O Competidor vencedor da seletiva presencial (Etapa 2) do Santos Futebol Clube disputará uma Partida única contra o campeão do e-Brasileirão 2016 para decidir o representante do Santos na Grande Final.

 

III. Seletiva Aberta – Atlético – GO, Avaí, Bahia e Vasco (3072):
  • 1º Lugar da Chave 1 (1024): Vaga para a Etapa 2 do Campeonato
  • 1º Lugar da Chave 2 (1024): Vaga para a Etapa 2 do Campeonato
  • 1º e 2 º Lugar da Chave 3 (1024): Vaga para a Etapa 2 do Campeonato
IV. Seletiva Sócio Torcedor – Avaí, Bahia e Vasco (Exceto Atlético – GO) (1024):
  • 1º e 2º Lugar da Chave 1 (512): Vaga para a Etapa 2 do Campeonato
  • 1º e 2º Lugar da Chave 2 (512): Vaga para a Etapa 2 do Campeonato
V. Seletiva Aberta – Atlético – GO (3072):
  • 1º e 2 º Lugar da Chave 1 (1024): Vaga para a Etapa 2 do Campeonato
  • 1º e 2 º Lugar da Chave 2 (1024): Vaga para a Etapa 2 do Campeonato
  • 1º até 4 º Lugar da Chave 3 (1024): Vaga para a Etapa 2 do Campeonato
  1. O vencedor de cada Classificatória Presencial (Etapa 2) receberá a vaga para representar seu Clube na Grande Final do e-Brasileirão 2017.

 

 

 

 

 

 

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA ETAPA 2 – CLASSIFICATÓRIA PRESENCIAL

 

Formato

  1. A Etapa 2: Classificatória Presencial será disputada entre os 8 (oito) melhores Competidores de cada Clube, de acordo com o estipulado no item “Resultado Final da Etapa 1”.
1.1 Dos 8 (oito) Competidores, 7 (sete) serão classificados pela seletiva online da Etapa 1, sendo 3 (três) pela Seletiva Aberta e 4 (quatro) pela Seletiva Sócio Torcedor. O último Competidor será o representante do Clube na edição passada da Competição. (Esse formato somente é válido para os Clubes que disputaram a edição passada da Competição. Para maiores detalhes, consultar o Regulamento Específico da Etapa 1 – Classificatória Online).
  1. A Etapa 2 do Campeonato será realizada no formato Mata-Mata (MD1). O Competidor que perder a Partida estará eliminado da Competição.
2.1. Os 8 (oito) Competidores serão sorteados formando o chaveamento da Etapa.
2.2. O Competidor que vencer sua Partida irá passar para a próxima etapa da Chave.
2.3. Em caso de W.O., a vitória será dada ao Competidor presente.
2.4. O Competidor que vencer a final da Etapa 2 de seu Clube será considerado o representante de seu Clube na edição 2017 da Competição.
  1. A Etapa 2 da Competição integra o calendário do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série A, considerando todas as suas datas e locais de disputa, de acordo com o calendário oficial divulgado pela CBF.
  2. Todas as Partidas da Etapa 2 deverão ser realizadas presencialmente seguindo as instruções da organização da Competição.
  3. Os 8 (oito) Competidores serão exclusivamente responsáveis por comparecerem ao local de realização da Etapa 2 da Competição.
  4. Cada torneio classificatório da Etapa 2 será um evento exclusivo para cada Clube.

 

Documentação

 

  1. Somente poderão participar da Etapa 2 os Competidores que encaminharem todas as informações solicitadas no prazo estabelecido pela organização.
1.1. Informações Obrigatórias que deverão ser encaminhas para a organização: (i) nome completo; (ii) foto para perfil; (iii) data de nascimento; (iv) RG e CPF; (v) endereço completo; (vi) e-mail; e (vii) Gamertag.
  1. Os Competidores classificados devem confirmar sua presença na data de disputa da Etapa 2 com até 10 (dez) dias de antecedência. Caso o Competidor confirme sua presença e não compareça no dia (sem justificativa plausível), ele poderá ser banido por até 2 (dois) anos da Competição, de acordo com a avaliação da organização.
2.1. Caso o Competidor desista de participar na Etapa 2, ele será substituído pelo Competidor melhor colocado após o Competidor classificado.
  1. Todos os Competidores deverão levar documento original com foto no dia da participação (RG, CNH, Passaporte).
3.1 A falta de documento original com foto impossibilitará a participação do Competidor na Etapa 2.
  1. Não será permitido que os Competidores estejam sob a influência de substâncias ilícitas no decorrer da disputa. Testes antidoping serão executados aleatoriamente no decorrer da Competição. Caso o Competidor apresente indícios de uso de substâncias ilícitas, a organização poderá efetuar testes para avaliar sua condição.
4.1. No caso de resultado positivo no teste antidoping, o Competidor poderá ser suspenso e/ou desclassificado do Campeonato por inteiro, de acordo com os padrões estabelecidos pela organização.

Vestimenta dos Competidores

  1. Durante a Etapa 2, sugerimos que o Competidor utilize camisa do Clube o qual representa ou utilize vestimenta com cores associadas ao clube.
  2. O Competidor que estiver trajando vestimenta com conteúdo impróprio será desclassificado da Competição.
2.1. Considera-se conteúdo impróprio aquele apele para o racismo, seja provocativo, sexual ou quaisquer outros tipos de expressão que possam ser considerados impróprios.
  1. Não serão aceitos uniformes de patrocinadores e/ou organizações concorrentes da Competição e seus associados.

 

Configurações da Partida e Gameplay

 

  1. Configurações:
Tipo de Jogo: Lobby de Amistosos
Duração da Partida: 10 Minutos (5 minutos por tempo)
Equipe: O Competidor deverá obrigatoriamente utilizar o Clube que selecionou para representar durante o cadastro por todo o Campeonato.
Prorrogação: Desligado
Pênaltis (PN): Ligado
Substituições: 3
Clima: Bom
Altura da Grama: Normal
Emoção do Jogador: Desligado
Condições dos Jogadores: Seta Amarela
Lesões: Ligado
Período: Noite
Estação do Ano: Verão
Tipo de Elenco: Offline
Controles: Qualquer
Velocidade do Jogo: Normal
Formação Customizada: Permitido
  1. Critério de Desempate: No caso de empate na Partida, esta deverá ser decidida nos Pênaltis.
  2. O Árbitro da Partida será o responsável pela criação de uma sala privada com as configurações corretas. Se algum Competidor iniciar a Partida com as configurações incorretas, sem a prévia autorização do Árbitro, sofrerá uma advertência da organização e possíveis penalidades. O Árbitro é considerado a autoridade máxima da Partida, sendo sua a decisão final.
3.1. Será dever do Árbitro se certificar sobre as Configurações da Partida. Este processo deverá ocorrer antes do início do tempo regulamentar. Se ambos os Competidores iniciarem a Partida com as configurações incorretas, estará implícito que eles concordaram em jogar nas configurações definidas.
  1. Equipes editadas sem o consentimento da organização poderão acarretar na desclassificação do Competidor responsável pela edição.
  2. As advertências serão estipuladas pelo Árbitro e pela organização da Competição.
5.1. Se 3 (três) advertências forem aplicadas a um Competidor no decorrer da Etapa 2, ele poderá ser eliminado do Campeonato.
  1. Aquecimentos e/ou treinamentos não serão permitidos.
  2. Cada Competidor terá 3 (três) minutos para fazer as alterações desejadas em sua equipe antes do início da Partida. Caso o Competidor extrapole este tempo, receberá 1 (uma) advertência do Árbitro.
  3. Durante o intervalo da Partida (intervalo entre cada tempo), o Competidor terá 45 (quarenta e cinco) segundos para realizar substituições em sua equipe.
  4. Caso o Competidor queira pausar a Partida, deverá obrigatoriamente comunicar o Árbitro. O Competidor só poderá pausar quando o Árbitro autorizar.
9.1. O Árbitro só poderá autorizar o pause quando a bola estiver fora do campo de jogo ou com o jogo parado (pênalti, falta e escanteio).
9.2. Cada Competidor terá direito a 2 (dois) pauses de 30 (trinta) segundos por tempo da Partida. Não será dado qualquer tempo extra, caso o Competidor ultrapasse os 30 (trinta) segundos. A Partida seguirá sem que o Competidor realize as substituições.
9.3. Caso o Competidor pause o jogo sem o prévio aviso e autorização do Árbitro, poderá sofrer, a critério do Árbitro e da organização: (i) 1 (uma) advertência; (ii) perda de 1 (um) pause; e (iii) perda da Partida.
  1. Caso o Árbitro considere que o Competidor esteja realizando antijogo, ou seja, esteja jogando com falta de objetividade (segurando a bola, tocando de lado sem objetividade), o Competidor poderá receber 1 (uma) advertência.

 

Equipamentos Fornecidos aos Competidores

 

  1. Será fornecida aos Competidores toda a estrutura necessária para realização das Partidas.
  2. Entendem-se como equipamentos necessários à realização do Campeonato os seguintes itens:
  3. Televisor
  4. Console Playstation 4
  5. Controle
  6. Jogo PES 2018
  7. O uso de equipamentos não essenciais não será permitido.
  8. É proibido conectar equipamentos não essenciais, como celulares, flash drivers ou mp3 players aos consoles do Campeonato, por qualquer motivo.
  9. Os Competidores não poderão tocar ou manusear equipamentos do oponente. Os Competidores que necessitarem de assistência com seus equipamentos devem solicitar ajuda a um árbitro oficial da competição.

 

Datas e Horários

  1. A Etapa 2 será realizada em cada estádio ou local de mando de campo dos Clubes. Os Competidores classificados a esta Etapa serão comunicados para receber detalhes e instruções referentes às datas, horários, local e acessos ao evento com até 10 (dez) dias de antecedência. O local de disputa estará sujeito à alteração, conforme mando de campo do Clube.
  2. O Competidor deverá chegar ao local de disputa até 1h30 (uma hora e meia) antes do horário de início da Etapa 2 de seu Clube.
  1. O e-mail contato@npngaming.com (malito:contato@npngaming.com) estará disponível em caso de dúvidas ou problemas referentes a Etapa 2.
  2. Todos os Competidores terão acesso aos horários e tabelas das Partidas, portanto é de total responsabilidade de cada Competidor acessar tais dados para não se atrasar ou perder suas Partidas. A organização não se responsabiliza por atrasos e/ou falta ao compromisso, se reservando do direito de impedir Competidores de jogarem em caso de descumprimento do regulamento e cronograma.
  3. Os Competidores deverão seguir o cronograma disposto. Partidas realizadas em horários diferentes do comunicado não serão válidas, exceto com autorização direta da organização.
  4. As Partidas poderão sofrer alterações de horário durante o dia da Etapa 2.

Tolerância de Atrasos

 

  1. Será disponibilizado o período de 1 (uma) hora para Check In antes do início da Etapa 2 de cada Clube (Período sujeito a alterações).
  2. A organização se esforçará para informar o Local de Check In com, no mínimo, 24 (vinte e quatro) horas de antecedência.
  3. Os Competidores que não comparecerem ao horário agendado poderão ser desclassificados, perdendo sua Partida por W.O., além de sofrerem outras punições.
  4. Caso ambos os Competidores não compareçam, a condição chamada Def Win será aplicada, sendo ambos eliminados. Sendo assim, o Competidor que iria ser o oponente na rodada posterior recebe vitória automática por falta de oponente.
  5. A condição de WO poderá ser aplicada em qualquer situação que se prove a ausência de um dos Competidores.
5.1. O WO (Without Opponent) é a atribuição de uma vitória a determinada equipe ou competidor individual quando o oponente está impossibilitado de competir ou quando não existirem adversários.

 

Duração da Etapa 2

 

  1. Estima-se o período de 3 (três) horas de duração, não sendo possível estabelecer o tempo exato do desta Etapa 2 do Campeonato.
  2. Após eliminação do Campeonato, por qualquer motivo, o Competidor poderá acompanhar o restante do evento junto aos outros Competidores, sendo necessária a autorização da organização em determinados casos.
2.1. Não será permitida a presença de Competidores que causarem tumulto ou interferência no Campeonato. Sendo assim, a organização não permitirá que Competidores se mantenham na área de Competição, se assim julgar necessário.

 

Desconexões

 

1.Considera-se uma desconexão o ato intencional ou não intencional de se desconectar da Partida por problemas técnicos ou estruturais, sendo eles:
a. Queda de energia
b. Queda de internet
c. Mal funcionamento do console ou controle
d.  Problemas com a TV
2. O Staff deve ser comunicado sobre qualquer falha de equipamento, imediatamente.
3. Caso necessário, a organização será responsável pela troca e manutenção dos equipamentos.
4. Em caso de desconexões durante a partida, o Competidor deverá comunicar o Árbitro e aguardar instruções.
5. Caso o Competidor se desconecte voluntariamente sem a autorização do Árbitro, em razão de penalidade, tiro de meta e/ou cartão vermelho recebido, o Competidor perderá automaticamente sua Partida, estando eliminado da Competição.

 

Do Resultado Final da Etapa 2

  1. O Competidor vencedor da Etapa 2 de cada Clube será convidado para representar seu Clube na Etapa 3, na qual os vencedores se enfrentarão na grande final da Competição que será realizada em local a ser definido pela organização.
  2. Caso o Competidor vencedor não tenha disponibilidade em comparecer à Etapa, sua vaga será transferida ao segundo colocado de sua chave, e assim progressivamente até que seja confirmada a participação de algum dos Competidores, transferindo assim os direitos previstos ao Competidor apto a comparecer.
  3. A confirmação referente à viagem deve ser apresentada pelos Competidores com um prazo de até 48 (quarenta e oito) horas após o término da Etapa 2 de seu Clube. O Competidor será contatado pela organização via e-mail e/ou telefone.
  4. Competidores suplentes devem apresentar confirmação de disponibilidade de viagem com prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas após contato inicial da organização.
  5. Caso haja falha na comunicação com o Competidor, a organização poderá contatar o próximo Competidor em fila para que não haja danos ao cronograma oficial do evento.

 

 

 

 

 

 

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA ETAPA 3 – GRANDE FINAL (PRESENCIAL)

 

Formato

 

  1. A Etapa 3: Grande Final será disputada pelo Competidor que se tornou vencedor da Etapa 2 de cada Clube.
  2. A Etapa 3 será dividida em 2 fases (grupos e playoffs).
  3. O Campeonato terá sua primeira rodada em uma fase composta por 4 (quatro) grupos.
    3. 1. Cada grupo será composto por 5 (cinco) Competidores.
   3.2. Durante a fase de grupos, cada Competidor enfrenta todos os seus oponentes do mesmo grupo somente 1 (uma) vez.
   3.3. Os dois melhores classificados (1º e 2º lugares) de cada grupo irão avançar para a próxima fase (playoffs) de disputa da Etapa 3.
     4. Os grupos serão sorteados durante o início do da Etapa 3.
4.1. A fase de grupos terá 4 (quatro) cabeças de chaves, de acordo com a colocação (1º ao 4º lugares) dos Clubes da edição passada da Competição (e-Brasileirão 2016).
        4.2. Todos os Competidores poderão acompanhar o sorteio de chaves que define os Competidores de cada grupo.
  1. Os 20 (Vinte) Competidores classificados deverão seguir suas partidas de acordo com a tabela que será sorteada na data de realização da disputa.
  2. Todos os jogos da Etapa 3 serão realizados presencialmente seguindo as instruções do Staff e da organização.
  3. A fase dos playoffs (segunda fase da disputa) será realizada por confronto direto no formato MD2 (Ida e Volta)
  4. A Etapa 3 terá a duração total de 2 (dois) dias em local a ser posteriormente informado pela organização.

 

Configurações da Partida:

 

  1. Configurações:
Tipo de Jogo: Lobby de Amistosos
Dificuldade: Estrela
Duração da Partida: 10 Minutos (5 minutos por tempo)
Equipe: O Competidor deverá obrigatoriamente utilizar o Clube que selecionou para representar durante o cadastro por todo o Campeonato.
Prorrogação: Desligado
PN: Ligado
Substituições: 3
Clima: Bom
Altura da Grama: Normal
Emoção do Jogador: Desligado
Condições dos Jogadores: Seta Amarela
Lesões: Ligado
Período: Noite
Estação do Ano: Verão
Tipo de Elenco: Offline
Controles: Qualquer
Velocidade do Jogo: Normal
Formação Customizada: Permitido
  1. Critério de Desempate: No caso de empate na Partida, esta deverá ser decidida nos Pênaltis.
  2. O Árbitro da Partida será o responsável pela criação de uma sala privada com as configurações corretas. Se algum Competidor iniciar a Partida com as configurações incorretas, sem prévia autorização do Árbitro, sofrerá uma advertência da organização e possíveis penalidades. O Árbitro é considerado a autoridade máxima da Partida, sendo sua a decisão final.
3.1. Será dever do Árbitro se certificar sobre as Configurações da Partida. Este processo deverá ocorrer antes do início do tempo regulamentar. Se ambos os Competidores iniciarem a Partida com as configurações incorretas, estará implícito que eles concordaram em jogar nas configurações definidas.
  1. Equipes editadas sem o consentimento da organização poderão acarretar na desclassificação do Competidor responsável pela edição.
  2. As advertências serão estipuladas pelo Árbitro e pela organização da Competição.
5.1. Se 3 (três) advertências forem aplicadas a um Competidor no decorrer da Etapa 2, ele poderá ser eliminado do Campeonato.
  1. Aquecimentos e/ou treinamentos não serão permitidos.
  2. Cada Competidor terá 3 (três) minutos para fazer as alterações desejadas em sua equipe antes do início da Partida. Caso o Competidor extrapole este tempo, receberá 1 (uma) advertência do Árbitro.
  3. Durante o intervalo da Partida (intervalo entre cada tempo), o Competidor terá 45 (quarenta e cinco) segundos para realizar substituições em sua equipe.
  4. Caso o Competidor queira pausar a Partida, deverá obrigatoriamente comunicar o Árbitro. O Competidor só poderá dar pause quando o Árbitro autorizar.
9.1. O Árbitro só poderá autorizar o pause quando a bola estiver fora do campo de jogo ou com o jogo parado (pênalti, falta e escanteio).
9.2. Cada Competidor terá direito a 2 (dois) pauses de 30 (trinta) segundos por tempo da Partida. Não será dado qualquer tempo extra caso o Competidor ultrapasse os 30 (trinta) segundos. A Partida seguirá sem que o Competidor realize as substituições.
9.3. Caso o Competidor pause o jogo sem o prévio aviso e autorização do Árbitro poderá sofrer, a critério do Árbitro e da organização: (i) 1 (uma) advertência; (ii) perda de 1 (um) pause; e (iii) perda da Partida.
  1. Caso o Árbitro considere que o Competidor esteja realizando antijogo, ou seja, esteja jogando com falta de objetividade (segurando a bola, tocando de lado sem objetividade), o Competidor poderá receber 1 (uma) advertência.
  2. Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais Competidores ao final da fase de Grupos da Etapa 3, o desempate, para efeito de classificação final, será efetuado observando-se os critérios abaixo:
1. Maior número de vitórias;
2. Maior saldo de gols;
3. Maior número de gols pró;
4. Confronto direto;
5. Menor número de cartões vermelhos recebidos;
6. Menor número de cartões amarelos recebidos;
7. Sorteio.
11.1 Para efeito do quarto critério (confronto direto) considere-se o resultado das Partidas somadas, ou seja, o resultado final após disputados ”180 minutos” de Partidas.
11.2 Permanecendo o empate no critério de confronto direto, conforme acima disposto, o desempate dar-se-á pelo número de gols assinalados.

 

 

Equipamentos Fornecidos aos Competidores

 

  1. Será fornecida aos Competidores toda a estrutura necessária para realização das Partidas.
  2. Entendem-se como equipamentos necessários para realização do Campeonato os seguintes itens:
a. Televisor
b. Console Playstation 4
c. Controle
d. Jogo PES 2017 ou PES 2018
  1. O uso de equipamentos não essenciais não será permitido.
  2. É proibido conectar equipamentos não essenciais, como celulares, flash drivers ou mp3 players aos consoles do Campeonato, por qualquer motivo.
  3. Os Competidores não poderão tocar ou manusear equipamentos de um oponente. Os Competidores que necessitarem de assistência com seus equipamentos devem solicitar ajuda a um árbitro oficial da competição.

 

Documentação

 

  1. Somente poderão participar da Etapa 3 os Competidores que encaminharem todas as informações solicitadas no prazo estabelecido pela organização.
1.1. Deverão ser encaminhadas para a organização as seguintes Informações Obrigatórias: (i) nome completo; (ii) foto para perfil; (iii) data de nascimento; (iv) RG e CPF; (v) endereço completo; (vi) e-mail; e (vii) Gamertag.
  1. Os Competidores classificados devem confirmar sua presença na data de disputa da Etapa 3 com até 10 (dez) dias de antecedência. Caso o Competidor confirme sua presença e não compareça no dia (sem justificativa plausível), poderá ser banido por até 2 (dois) anos da Competição, de acordo com avaliação da organização.
2.1. Caso o Competidor desista de participar na Etapa 3, ele será substituído pelo Competidor melhor colocado após o Competidor classificado.
  1. Todos os Competidores deverão levar documento original com foto no dia da participação (RG, CNH, Passaporte).
3.1 A falta de documento original com foto impossibilitará a participação do Competidor na Etapa 3.
  1. Não será permitido que os Competidores estejam sob a influência de substâncias ilícitas no decorrer da disputa. Testes antidoping serão executados aleatoriamente no decorrer da Competição. Caso o Competidor apresente indícios de uso de substâncias ilícitas, a organização poderá efetuar testes para atestar sua condição.
4.1. No caso de resultado positivo no teste antidoping, o Competidor poderá ser suspenso e/ou desclassificado do Campeonato por inteiro, de acordo com os padrões estabelecidos pela organização.

 

Vestimenta dos Competidores

  1. Durante a Etapa 3, todos os Competidores deverão utilizar a camisa oficial do Clube que representa. A camiseta oficial que o Competidor usará será cedida pelo Clube e de uso obrigatório.
  2. O Competidor que estiver trajando vestimenta com conteúdo impróprio será desclassificado da Competição.
2.1. Considera-se conteúdo impróprio aquele que apele para o racismo, seja provocativo, sexual ou quaisquer outros tipos de expressão que possam ser considerados impróprios.
  1. Não serão aceitos uniformes de patrocinadores e/ou organizações concorrentes da Competição e seus associados.

 

Data e Horário

  1. A organização irá informar com a devida antecedência a data e local de realização da Etapa 3.
  1. O horário das partidas será divulgado no dia da disputa (horário de Brasília).
2.1. As Partidas poderão sofrer alterações de horário durante o dia de disputa.
2.2. Todos os Competidores terão acesso aos horários e tabelas das Partidas, portanto é de total responsabilidade de cada Competidor acessar tais dados para não se atrasar ou perder seus jogos. A equipe administradora não se responsabiliza por atrasos e/ou falta ao compromisso e poderá impedir Competidores de jogarem em caso de descumprimento do regulamento e cronograma.
  1. Os custos de viagem com passagem aérea, hospedagem e translado dentro da cidade de realização da Grande Final serão concedidos pela organização do Campeonato aos 20 (vinte) classificados para a Etapas 3. Será fornecido o mesmo benefício ao acompanhante dos menores de idade.
3.1.Todos os Competidores (e acompanhantes, caso necessário) são responsáveis por realizarem corretamente seu trajeto de viagem a partir dos dados enviados após a compra das passagens pela organização.
  1. Os Competidores serão responsáveis pelo seu deslocamento até o local da Etapa 3. A organização providenciará o transporte necessário aos Competidores e Acompanhantes, entre o hotel e o local da disputa, mas não se responsabilizará por atrasos em razão do não comparecimento nos horários definidos para deslocamento.


Tolerância de Atrasos

 

  1. Será disponibilizado o período de 1 (uma) para Check In antes do início da Etapa 3 (Período sujeito a alterações).
  2. A organização se esforçará ao máximo para informar o Local de Check In com, no mínimo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência.
  3. Os Competidores que não comparecerem ao horário agendado poderão ser desclassificados, perdendo sua Partida por W.O., além de sofrerem outras punições.
  4. Caso ambos os Competidores não compareçam, a condição chamada Def Win será aplicada, sendo ambos eliminados. Sendo assim, o Competidor que seria o oponente na rodada posterior receberá a vitória automática por falta de oponente.
  5. A condição de WO poderá ser aplicada em qualquer situação que se prove a ausência de um dos Competidores.
4.1. O WO (Without Opponent) é a atribuição de uma vitória a determinada equipe ou competidor individual quando o oponente está impossibilitado de competir ou quando não existem adversários.

 

Duração da Etapa 3

  1. Estima-se o período de 12 (doze) horas de duração para essa Etapa, durante 2 (dois) dias de realização, não tendo a organização como estipular tempo exato desta Etapa da Competição.
  2. Após eliminação do Campeonato por qualquer motivo, o Competidor poderá acompanhar o restante do evento junto com os outros Competidores, sendo necessária a autorização da organização em determinados casos.
2.1. Não será permitida a presença de Competidores que causarem tumulto ou interferência ao Campeonato, podendo a organização proibir que Competidores se mantenham na área de Competição, se assim julgar necessário.

 

Desconexões

 

1.Considera-se uma desconexão o ato intencional ou não intencional de se desconectar da Partida por problemas técnicos ou estruturais, sendo eles:
a. Queda de energia
b. Queda de internet
c. Mal funcionamento do console ou controle
d. Problemas com a TV
2. O Staff deverá ser comunicado, imediatamente, sobre qualquer falha de equipamento.
  1. Caso necessário, a organização será responsável pela troca e manutenção dos equipamentos.
  2. Em caso de desconexões durante a partida, o Competidor deverá comunicar o Árbitro e aguardar instruções.
  3. Caso o Competidor se desconecte voluntariamente sem a autorização do Árbitro, em razão de uma penalidade, tiro de meta e/ou cartão vermelho recebido, o Competidor perderá automaticamente sua Partida, estando eliminado da Competição.

Do Resultado Final da Etapa 3

  1. O Campeão da Grande Final (“Campeão”) receberá um troféu que será entregue durante evento a ser confirmado pela CBF.
  2. Além do troféu, o Campeão receberá 2 (dois) ingressos para uma semifinal da UEFA Champions League 2017/2018 (custos de viagem não incluídos).
  3. O Campeão terá direito a 1 (uma) vaga na Etapa Intercontinental da PES League Konami.

 

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA ETAPA 3 – GRANDE FINAL (PRESENCIAL)

 

Formato

 

  1. A Etapa 3: Grande Final será disputada pelo Competidor que se tornou vencedor da Etapa 2 de cada Clube.
  2.  A Etapa 3 será dividida em 2 fases (grupos e playoffs).
  3. A Etapa 3 terá sua primeira fase em uma fase composta por 4 (quatro) grupos
    1. Cada grupo será composto por 5 (cinco) Competidores.
    2. Durante a fase de grupos, cada Competidor enfrenta todos os seus oponentes do mesmo grupo somente 1 (uma) vez.
    3. Os dois melhores classificados (1º e 2º lugares) de cada grupo irão avançar para a próxima fase (playoffs) de disputa da Etapa 3.
    4. Os critérios de desempate da fase de grupos serão:
  4. Os grupos serão sorteados durante o início do da Etapa 3.
    1. A fase de grupos terá 4 (quatro) cabeças de chaves, de acordo com a colocação (1º ao 4º lugares) dos Clubes da edição passada da Competição (e-Brasileirão 2016).
    2. Todos os Competidores poderão acompanhar o sorteio de chaves que definirá os Competidores de cada grupo.
  5. Os 20 (Vinte) Competidores classificados deverão seguir suas partidas de acordo com a tabela que será sorteada na data de realização da disputa da Etapa 3.
  6. Todos os jogos da Etapa 3 serão realizados presencialmente seguindo as instruções do Staff e da organização.
  7. A fase dos playoffs (segunda fase da disputa) será realizada por confronto direto no sistema melhor de 2 (dois).
    1. Em caso de empate, na soma dos placares, uma disputa de pênaltis será realizada.
  8. A Etapa 3 terá a duração total de 2 (dois) dias na sede da CBF, na Av. Luis Carlos Prestes nº 130, na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

Configurações da Partida:

 

  1. Configurações:

Tipo de Jogo: Amistoso
Dificuldade: Estrela
Tempo de partida: 10 Minutos (5 minutos por tempo)
Equipe: O Competidor deverá obrigatoriamente utilizar o Clube que selecionou para representar durante o cadastro por todo o Campeonato.
Prorrogação: Desligado
PN: Desligado
Substituições: 3
Clima: Bom
Altura da Grama: Normal
Emoção do Jogador: Desligado
Condições dos Jogadores: Seta Amarela
Lesões: Ligado
Período: Noite
Estação do Ano: Verão
Tipo de Elenco: Offline
Controles: Qualquer
Velocidade do Jogo: Normal
Formação Customizada: Permitido
  1. O Árbitro da Partida será o responsável pela criação de uma sala privada com as configurações corretas. Se algum Competidor iniciar a Partida com as configurações incorretas, sem prévia autorização do Árbitro, sofrerá uma advertência da organização e possíveis penalidades. O Árbitro é considerado a autoridade máxima da Partida, sendo sua a decisão final.
2.1. Será dever do Árbitro se certificar sobre as Configurações da Partida. Este processo deverá ocorrer antes do início do tempo regulamentar. Se ambos os Competidores iniciarem a Partida com as configurações incorretas, estará implícito que eles concordaram em jogar nas configurações definidas.
  1. Equipes editadas sem o consentimento da organização poderão acarretar na desclassificação do Competidor responsável pela edição.
  2. As advertências serão estipuladas pelo Árbitro e pela organização da Competição.
4.1. Se 3 (três) advertências forem aplicadas a um Competidor no decorrer da Etapa 3, ele poderá ser eliminado do Campeonato.
  1. Aquecimentos e/ou treinamentos não serão permitidos.
  2. Cada Competidor terá 3 (três) minutos para fazer as alterações desejadas em sua equipe antes do início da Partida. Caso o Competidor extrapole este tempo, receberá 1 (uma) advertência do Árbitro.
  3. Durante o intervalo da Partida (intervalo entre cada tempo), o Competidor terá 45 (quarenta e cinco) segundos para realizar substituições em sua equipe.
  4. Caso o Competidor queira pausar a Partida, deverá obrigatoriamente comunicar o Árbitro. O Competidor só poderá dar pause quando o Árbitro autorizar.
9.1. O Árbitro só poderá autorizar o pause quando a bola estiver fora do campo de jogo ou com o jogo parado (pênalti, falta e escanteio).
9.2. Cada Competidor terá direito a 3 (três) pauses de 30 (trinta) segundos por tempo da Partida. Não será dado qualquer tempo extra caso o Competidor ultrapasse os 30 (trinta) segundos. A Partida seguirá sem que o Competidor realize as substituições.
9.3. Caso o Competidor pause o jogo sem o prévio aviso e autorização do Árbitro poderá sofrer, a critério do Árbitro e da organização: (i) 1 (uma) advertência; (ii) perda de 1 (um) pause; e (iii) perda da Partida.
  1. Caso o Árbitro considere que o Competidor esteja realizando anti-jogo, ou seja, esteja jogando com falta de objetividade (segurando a bola, tocando de lado sem objetividade), o Competidor poderá receber 1 (uma) advertência.

 

Equipamentos Fornecidos aos Competidores

  1.  Será fornecida aos Competidores toda a estrutura necessária para realização das Partidas.
  2. Entendem-se como equipamentos necessários para realização do Campeonato os seguintes itens:
  3. Televisor
  4. Console Playstation 4
  5. Controle
  6. Jogo PES 2017 ou PES 2018
  7. O uso de equipamentos não essenciais não será permitido.
  8. É proibido conectar equipamentos não essenciais, como celulares, flash drivers ou mp3 players aos consoles do Campeonato, por qualquer motivo.
  9.  Os Competidores não poderão tocar ou manusear equipamentos de um oponente. Os Competidores que necessitarem de assistência com seus equipamentos devem solicitar ajuda a um árbitro oficial da competição.

 

Documentação

 

  1. Somente poderão participar da Etapa 3 os Competidores que encaminharem todas as informações solicitadas no prazo estabelecido pela organização.
1.1. Deverão ser encaminhadas para a organização as seguintes Informações Obrigatórias: (i) nome completo; (ii) foto para perfil; (iii) data de nascimento; (iv) RG e CPF; (v) endereço completo; (vi) e-mail; e (vii) Gamertag.
1.2. Os Competidores menores de 18 (dezoito) anos que se classificarem para a Etapa 3 deverão possuir autorização assinada por responsável enviada até 10 (dez) dias antes do dia de realização da Etapa em questão. Caso contrário, sua vaga será transferida para o segundo colocado de sua chave e assim progressivamente até que seja encontrado Competidor apto a jogar.
  1. Os Competidores classificados devem confirmar sua presença na data de disputa da Etapa 3 com até 10 (dez) dias de antecedência. Caso o Competidor confirme sua presença e não compareça no dia (sem justificativa plausível), poderá ser banido por até 2 (dois) anos da Competição, de acordo com avaliação da organização.
2.1. Caso o Competidor desista de participar na Etapa 3, ele será substituído pelo Competidor melhor colocado após o Competidor classificado.
  1. Todos os Competidores deverão levar documento original com foto no dia da participação (RG, CNH, Passaporte).
3.1 A falta de documento original com foto impossibilitará a participação do Competidor na Etapa 3.
  1. Não será permitido que os Competidores estejam sob a influência de substâncias ilícitas no decorrer da disputa. Testes antidoping serão executados aleatoriamente no decorrer da Competição. Caso o Competidor apresente indícios de uso de substâncias ilícitas, a organização poderá efetuar testes para atestar sua condição.
4.1. No caso de resultado positivo no teste antidoping, o Competidor poderá ser suspenso e/ou desclassificado do Campeonato por inteiro, de acordo com os padrões estabelecidos pela organização.

 

Vestimenta dos Competidores

  1. Durante a Etapa 3, todos os Competidores deverão utilizar a camisa oficial do Clube que representa. A camiseta oficial que o Competidor usará será cedida pelo Clube e de uso obrigatório.
  2. O Competidor que estiver trajando vestimenta com conteúdo impróprio será desclassificado da Competição.
2.1. Considera-se conteúdo impróprio aquele que apele para o racismo, seja provocativo, sexual ou quaisquer outros tipos de expressão que possam ser considerados impróprios.
  1. Não serão aceitos uniformes de patrocinadores e/ou organizações concorrentes da Competição e seus associados.

 

Data e Horário

A organização irá informar com a devida antecedência a data e local de realização da Etapa 3.
  1. O horário das partidas será divulgado no dia da disputa (horário de Brasília).
2.1. As Partidas poderão sofrer alterações de horário durante o dia de disputa.
2.2. Todos os Competidores terão acesso aos horários e tabelas das Partidas, portanto é de total responsabilidade de cada Competidor acessar tais dados para não se atrasar ou perder seus jogos. A equipe administradora não se responsabiliza por atrasos e/ou falta ao compromisso e poderá impedir Competidores de jogarem em caso de descumprimento do regulamento e cronograma.
  1.  Os custos de viagem com passagem aérea, hospedagem e translado dentro da cidade de realização da Grande Final serão arcados pela organização do Campeonato aos 20 (vinte) classificados para a Etapas 3. Será fornecido o mesmo benefício ao acompanhante dos menores de idade.
3.1.Todos os Competidores (e acompanhantes, caso necessário) são responsáveis por realizarem corretamente seu trajeto de viagem a partir dos dados enviados após a compra das passagens pela organização.
  1. Os Competidores serão responsáveis pelo seu deslocamento até o local da Etapa 3. A organização providenciará o transporte necessário aos Competidores e Acompanhantes, entre o hotel e o local da disputa, mas não se responsabilizará por atrasos em razão do não comparecimento nos horários definidos para deslocamento.


Tolerância de Atrasos

 

  1. Será disponibilizado o período de 1 (uma) para Check In antes do início da Etapa 3 (Período sujeito a alterações).
  2.  A organização se esforçará ao máximo para informar o Local de Check In com, no mínimo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência.
  3. Os Competidores que não comparecerem ao horário agendado poderão ser desclassificados, perdendo sua Partida por W.O., além de sofrerem outras punições.
  4.  Caso ambos os Competidores não compareçam, a condição chamada Def Win será aplicada, sendo ambos eliminados. Sendo assim, o Competidor que seria o oponente na rodada posterior receberá a vitória automática por falta de oponente.
  5. A condição de WO poderá ser aplicada em qualquer situação que se prove a ausência de um dos Competidores.
4.1. O WO (Without Opponent) é a atribuição de uma vitória a determinada equipe ou competidor individual quando o oponente está impossibilitado de competir ou quando não existem adversários.

Duração da Etapa 3

  1. Estima-se o período de 8 (oito) horas de duração para essa Etapa, não tendo a  organização como estipular tempo exato desta Etapa da Competição.
  2. Após eliminação do Campeonato por qualquer motivo, o Competidor poderá acompanhar o restante do evento junto com os outros Competidores, sendo necessária a autorização da organização em determinados casos.
2.1. Não será permitida a presença de Competidores que causarem tumulto ou interferência ao Campeonato, podendo a organização proibir que Competidores se mantenham na área de Competição, se assim julgar necessário.

 

Desconexões

 

1.Considera-se uma desconexão o ato intencional ou não intencional de se desconectar da Partida por problemas técnicos ou estruturais, sendo eles:
a. Queda de energia
b. Queda de internet
c. Mal funcionamento do console ou controle
  1. Problemas com a TV
2 O Staff  deverá ser comunicado, imediatamente, sobre qualquer falha de equipamento.
  1. Caso necessário, a organização será responsável pela troca e manutenção dos equipamentos.
  2.  Em caso de desconexões durante a partida, o Competidor deverá comunicar o Árbitro e aguardar instruções.
  3. Caso o Competidor se desconecte voluntariamente sem a autorização do Árbitro, em razão de uma penalidade, tiro de meta e/ou cartão vermelho recebido, o Competidor perderá automaticamente sua Partida, estando eliminado da Competição.

Do Resultado Final da Etapa 3

  1. O Campeão da Grande Final (“Campeão”) receberá um troféu que será entregue durante evento a ser confirmado pela CBF.
  2. Além do troféu, o Campeão receberá 2 (dois) ingressos para uma semifinal da UEFA Champions League 2017/2018. Os custos da viagem (passagem aérea, hospedagem e translado dentro da cidade de realização da partida, dentre outros) não estão incluídos, estando isenta a organização da Competição de qualquer pagamento do tipo.
  3. O Campeão terá direito a 1 (uma) vaga na Etapa Intercontinental da PES League Konami.

 


PATROCINADORES / APOIO